(Adão Roberto da Silva – O que se entende por aromaterapia – Editora Roca – 1998)
Aromaterapia é um nome moderno criado após um acidente de laboratório na França, pelo químico francês Renê Maurice Gattefossé. Ele sofreu queimaduras e se curou delas realizando banhos de lavanda nas áreas atingidas e, posteriormente, o óleo extraído das flores de lavanda que deveria ser usado na perfumaria. Ele já tinha conhecimento das propriedades químicas da lavanda e suas propriedades terapêuticas tanto físicas quanto psíquicas. Dando assim nova abertura de estudos na área de destilação de lavandas com fins terapêuticos.
Aromaterapia Clínica
Analisa os sintomas físicos que o cliente apresenta. Feita a avaliação, escolhe-se os óleos essenciais que serão usados, e a forma que será aplicada: via oral (praticada por médicos) ou via cutânea (pele e inalação, praticada por aromaterapeutas, enfermeiros, terapeutas, e médicos).
Aromaterapia Holística
Holístico que dizer tratar o todo, integrar corpo, mente e espírito. Geralmente usada em consultórios com indicação e uso de sinergias prontas por fornecedores certificados, a venda em lojas especializadas como A Flor de Louro. Ou preparada pelo próprio terapeuta especificamente para aquele cliente no atendimento.
Aromaterapia Estética
Os óleos essenciais usados na perfumaria e na cosmética natural como hidratantes, cremes para pés, mãos, rosto, cabelos, com o intuito não só de melhorar questões da regeneração da pele, mas melhorar o aspecto de rugas, estrias, marcas de queimaduras e alívio de queimação por excesso de sol, etc. Produtos prontos aqui na loja da A Flor de Louro.
Aromacologia
A aromacologia é uma terminologia criada e patenteada em 1982, como “Olfactory Reserch Fund” e a partir de 2001 passou a se chamar “The Sense of Smell Institut”. A ciência tem por objetivo amparar a inter-relação de pesquisa entre as áreas dos aromas e seis efeitos psicofisiológicos. Deste modo, correlacionam-se as áreas da ciência: farmacologia, psicologia, bioquímica, neurofisiologia, cosmetologia, neurologia, etc. A aromacologia estuda os efeitos dos aromas no organismo humano, não distinguindo os óleos puros das fragrâncias sintéticas.
Aromatologia
Tem-se o registro deste termo desde 1950, quando se observou a eficácia dos óleos essenciais mesclados ao carreador. Atualmente, ele indica a fundamentação científica da ação terapêutica dos óleos essenciais.