Óleos Essenciais para o Natal

Natal – Uma data muito especial, principalmente para os cristãos, lembrar do nascimento de Jesus, é renovação da vida, surgem emoções que levam ao perdão e a paz de espírito, principalmente para as famílias com crianças pequenas. Uma ótima data para confraternizar com os amigos e levar esperança aos que estão em asilos, orfanatos ou mesmo convidar aquele amigo que vive só para participar das festas.

É nesse clima festivo que contamos com a ajuda e vibração das plantas mais conhecidas da Bíblia, o olíbano (Franquincense – boswellia cartéri) e a mirra (commiphora mirha), são aquelas resinas que o Padre usa no turíbulo da igreja para incensar a missa.

“(…) e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”.  (Mateus, 2,1-12).

Foram os presentes que os três Reis Magos levaram para Jesus junto com ouro.  Dessas resinas se extrai o óleo essencial, e com ele você pode renovar a vida; diluindo os óleos essenciais em óleos vegetais puros, usando na pele do rosto regenerar a pele e trazer juventude. Umas gotinhas no difusor de ambiente e a vibração da festa será angelical, teste seu olfato para o divino. Esses óleos tem um cheiro balsâmico adocicado, muito usado nas meditações do oriente. E aí é só celebrar a vida, agradecer pelas novas oportunidades, confraternizar e aproveitar a alegria de todos.

Nosso olfato! claro estará atento aos aromas dos alimentos, pois é um dos atrativos da festa. Que tal decorar a festa com cravo em cascas de laranja e varetas de canela (prosperidade), que por si só já tem muito aroma, mas se quiser pode acentua-los com os óleos essenciais e aproveitar também a parte vibracional dessas plantas para aumentar a alegria de todos os convidados.

E o símbolo mais usado no Natal é o pinheiro, ícone indispensável. Apesar de usarem apenas imitações, pois não temos tantas florestas para simplesmente cortar e usar para enfeite nessa época. Então podemos encher os ambientes da casa com óleos essenciais de pinheiros silvestres e abetos, pois são muito refrescantes e melhoram nosso sistema respiratório, eliminando alergias, renites e sinusites da família toda. O pinheiros são arvores altas e perenes que chegam a 40 metros de altura, com agulhas longas e rígidas, crescem em pares e os cones são pontiagudos. Verifique sempre os nomes botânicos para comprar o óleo essencial correto. E não uma simples essência sintética de laboratório.

O pinheiro (pinus sylvestris) é revigorante, refrescante purifica o ambiente. Pode ser usado durante o dia no difusor de ambiente, e a noite deixa para o olíbano, mirra e um óleo de rosas, ou ylang ylang para trazer o perfume das flores junto dos óleos santos.

Um excelente Natal e Próspero Ano Novo.

Receitas bem tranquilas de fazer:

  1. Blend de energias purificadoras e de alegria dos cítricos, coloque em um difusor ambiental com 60 ml de água:
  • 2 gotas de Olíbano
  • 2 gotas de Mirra
  • 3 gotas de laranja doce
  1. Spray de ambientes, coloque em um vidro decorado de preferência azul escuro para 200 ml, divida 50 ml de álcool e o restante complete com água destilada.
  • 20 gotas de Olíbano
  • 20 gotas de Mirra
  • 10 gotas de Rosas
  1. Vela aromática – compre velas de ceras naturais, acenda deixe que ela queime até que uma pocinha de cera derretida se forme ao redor da chama.
  • A vela não deve ter cheiro para não interferir com o aroma que você vai acrescentar.
  • Pingue de 3 a 5 gotas do óleo essencial de sua preferência. Para o jantar o mais indicado é laranja e canela (canela – 1 gota somente). Outra para deixar na mesa após o jantar vai bem com óleos digestivos, como alecrim, hortelã, funcho ou anis.
  • Pingue de 3 a 5 gotas do óleo essencial de sua preferência.

 

 

 

Leave a comment