Novembro Azul – Saúde do Homem

Mês de novembro é um mês que fala de prevenção do câncer de próstata, vamos aproveitar e lembrar que a saúde do homem também é muito importante. Quando meninos pode ocorrer a fimose, por falta de higiene ou outros problemas, e até os 15 anos fica por conta da mamãe resolver marcar um médico para eliminar o problema. Mas na idade adulta eles precisam se virar e aí vão deixando de lado, achando que sempre tem algo mais importante pra fazer, e as doenças coronárias, colesterol alto e muito mais vão surgindo…Por que os homens morrem antes das mulheres, muitos estudos mostram que as mulheres se cuidam mais desde a juventude, enquanto que o homem uma vez casado precisa prover a família e não tem tempo para frescuras. Tudo por uma questão cultural, os homens resistem em cuidar da saúde e acabam por sofrer muito mais tanto físico quanto emocionalmente.
Esse tempo já passou, nos dias de hoje com tanta tecnologia, homens e mulheres trabalham por igual, sem nenhuma restrição, existe planos de saúde e postos de saúde do governo que fazem exames preventivos. Segundo dados do Ministério a Saúde os homens morrem antes das mulheres por homicídios, acidentes de trânsito e doenças cardiovasculares.

Conheça os exames de prevenção

Aferir a pressão arterial
Avaliar o peso (IMC) índice de massa corporal
Risco cardiovascular – medir a circunferência abdominal
Exames de sangue (colesterol, triglicérides, glicemia – taxa de açúcar no sangue)
Exames de sangue e urina – função renal
Exame oftalmológico – previne doenças como glaucoma, catarata e avaliação geral de visão.
Avaliação dermatológica – prevenção de doenças de fungos e câncer de pele.
Para homens com vida sexual ativa – exames periódicos para testar HPV, HIV, hepatites virais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
Para homens com mais 40 anos – Exame da próstata
FATORES DE RISCO – obesidade, circunferência abdominal acima do peso, tabagismo, sedentarismo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, alcoolismo.
Fontes: Ministério da Saúde e Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.

Prevenção e uso da aromaterapia

Doenças que podem ser evitadas desde a infância, quando os pais se preocupam e desde cedo levam seus filhos ao médico, a alimentação é a principal fonte de saúde, seguida de uma boa educação. Meninos podem e devem se preocupar com seus sentimentos, dores, e insatisfações. Aqui começa o uso da aromaterapia – alecrim para os estudos, lavanda para acalmar, laranja para dormir bem.
Na fase adulta o patchouli, sândalo e pimenta negra para organizar os hormônios e dar aquele Up, melaleuca para reduzir as  espinhas no rosto, Ylang para ter autoconfiança no namoro.
E quando as dores da terceira idade chegarem aí temos gengibre, menta, sucupira, bétula, alecrim do campo, erva baleeira, e no problema de câncer de próstata funciona muito bem o óleo vegetal de semente de abobora.

Estou a disposição para uma consulta, caso necessite venha conversar conosco.

Marilda Souza

 

Leave a comment