Nesse período do ano quando se fala em Natal, vem muita coisa em nossa mente, a energia de reunir as famílias, de reuniões alegres e festivas. Mas também é final de ano, as pessoas estão cansadas, muitos querem viajar e fugir das festas, outros viajam para encontrar familiares, e o stress toma conta mesmo antes de tudo acontecer.

Então porque não se preparar e ficar mais tranquilo, cuidar da saúde também faz parte de viver uma vida mais saudável. Com os óleos essenciais é possível fazer um controle das emoções, e alterar o cansaço e mau humor. São muitos os aromas que podem ser usados, mas entre eles os principais são aqueles mencionados na Bíblia e os cítricos que trazem muita alegria. Escolhi os que lembram Natal por terem um cheiro de mata e o famoso pinheiro de Natal. São eles o pinho, o sândalo, o Ho Wood, olíbano, mirra, e a laranja com cravo e canela. Os dois últimos devem ser usados com muita cautela.

PINHO (Pinus sylvestris) evoca imagens de árvores de Natal. No entanto, o óleo essencial de Pinho, quando utilizado na Aromaterapia tem muitas propriedades curativas. O óleo essencial de Pinho é anti-inflamatório, analgésico, descongestionante e anti-infeccioso. Ajuda a aliviar os sintomas de sinusite, asma, fadiga, alergias e inflamações.

SÂNDALO (Santalum album) também é mencionado na Bíblia cristã e foi usado em tempos egípcios para embalsamar corpos. Sândalo é usado como um Olíbano em cerimônias religiosas e na meditação para promover uma sensação de paz. O óleo essencial de Sândalo é sedativo, antidepressivo, descongestionante, antisséptico, anti-infeccioso e afrodisíaco.

HO WOOD (cinnamomum camphor Ho Sho) – é um óleo com grande concentração de linalol, trás a paz para o ambiente, trás relaxamento e descontração. Um óleo analgésico, anti-inflamatório, bactericida, hipotensor, imuno-estimulante e sedativo.

OLÍBANO (Boswellia carterii) é um óleo antigo que tem associações tradicionais com o Natal. De acordo com a Bíblia cristã, o Olíbano, além de Mirra e Ouro, foi um dos três presentes trazidos pelos Três Magos para homenagear o nascimento de Jesus. O Olíbano era tradicionalmente usado tanto na medicina e como em cerimônias religiosas. Uma das propriedades mais poderosas do Olíbano é a capacidade de acalmar, relaxar e desacelerar a respiração, daí a sua utilização como ferramenta de meditação. Além disso, use o óleo essencial de Olíbano como antisséptico, antidepressivo, anti-inflamatório e em cuidados com a pele.

CANELA (Cinnamomum zeylanicum) é um óleo antigo mencionado na Bíblia cristã e também era usado pelos antigos chineses para fins medicinais. A Canela tem um aroma quente e picante, provocando uma sensação de aconchego e segurança. Em Aromaterapia, use somente o óleo de folhas de canela e não óleo de casca da canela; evite o óleo de casca da canela por conter um agente tóxico e sensibilizante. Utilize o óleo de canela como antisséptico, anti-infeccioso, bactericida e carminativo.

CRAVO (Sygygium aromaticum) – é uma planta usada pelos povos antigos, tanto na medicina ayurvédica , como na medicina tradicional chinesa, também muito usado na emergência como analgésico na odontologia. O botão da flor seco também é muito usado na culinária. Antisséptico, bactericida e fungicida. Útil em várias áreas da medicina.

LARANJA (Citrus sinensis), com seu aroma leve e tonificante, espalha alegria e confraternização. Laranja com a Baunilha para criar o inconfundível aroma de panetone! O óleo essencial de Laranja, como a maioria dos óleos essenciais de cítricos, ajuda a aliviar o stress, ansiedade, insônia, depressão e os sintomas de gripes e resfriados.

Os óleos essenciais acima podem ser usados no ambiente através de difusores, mas também podem estar nos produtos como velas, sabonetes, e nos alimentos. Faça você mesmo um presente para seus familiares com óleos essenciais.

Marilda Souza – A Flor de Louro – para saber mais nos procure.

Leave a comment