Mulheres no tratamento contra o câncer de mama

Essa orientação se destina as mulheres que buscam uma ajuda dos terapeutas em geral, mas também  aos profissionais da medicina complementar e integrativa. especialmente aos terapeutas que amam os óleos essenciais e sabem que na Aromaterapia Clínica não se trata o câncer, mas sim a pessoa com câncer, aquela pessoa que busca minimizar os efeitos colaterais do tratamento, melhorando sua qualidade de vida, reduzindo o stress e o medo, baixando o nível de ansiedade e manter-se positiva  e confiante durante os procedimentos de tratamento, que pode ser quimioterapia, radioterapia e ou processo cirúrgico.

Segue aqui alguns exemplos de tratamentos efetuados em outros países em que a Aromaterapia é bem aceita como tratamento complementar:

The Christie Hospital –  Manchester – os óleos essenciais (OE) são utilizados de muitas formas para apoiar os pacientes, uma boa forma de uso por exemplo é o difusor pessoal, eles são, muitas vezes, utilizados em conjunto com outras terapias para diminuir a ansiedade. Também são usados os OE misturados em cremes, loções, etc., para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais do tratamento (por exemplo: mucosite, reação a radioterapia e etc.) ou desafios associados com condição subjacente (tais como gestão de sintomas associados com um câncer que irrompe na superfície da pele), especialmente se os problemas estão se mostrando um desafio para o tratamento convencional.

University College Hospital – Londres – O serviço de terapia complementar está disponível aos pacientes sob os cuidados dos serviços de câncer, clinica especifica de hematologia, oncologia, pelo centro de cabeça e pescoço (enfermarias), oncologia pediátrica e de radioterapia. A equipe de Terapia complementar é baseado na Macmillan Câncer Centre University College Hospital no âmbito do apoio Macmillan e Serviço de Informação. A maioria das consultas ambulatoriais ocorrem no andar térreo do centro de tratamento do Câncer. Massagem suave com o uso de óleos essenciais podem ser usados para relaxar e para aliviar a tensão muscular. Os efeitos benéficos da massagem pode ser experimentado mesmo quando apenas uma pequena área do corpo é massageada, como por exemplo, as mãos, pés e ou as pernas. A massagem com óleos essenciais também melhora a qualidade de sono e reduz a ansiedade.

The Royal Marsden Hospital – Londres – As terapias complementares como acupuntura, aromaterapia, arteterapia, terapia da massagem, reflexologia e ioga prestam apoio psicológico, emocional e espiritual e ajudam com o gerenciamento dos sintomas. A atenção integrada refere-se a estas terapias complementares, que seguem junto com o padrão de cuidados médicos que recebe o paciente internado ou em ambulatório. Destina-se a ter em conta todas as suas necessidades individuais e o trata como uma pessoa inteira. Os pacientes são encorajados a discutir com sua equipe médica quaisquer terapias complementares que ele deseja ter ou está pensando em receber sejam elas oferecidas no Royal Marsden ou em outro lugar.

Síndrome Pós Histerectomia (SPH) –  é categorizado por um grupo de sintomas que se manifestam dentro de um curto período de tempo após uma histerectomia, havendo ou não a remoção dos ovários junto com o útero. E pode ocorrer num prazo que leva de 6 meses a 1 ano após a cirurgia, muitas vezes só aparece alguns meses depois, onde a mulher começa a sentir sintomas desagradáveis, como tontura, mal estar, alteração de humor, apreensão, ansiedade, irritabilidade, cansaço, letargia, afrontamentos como os calorões da menopausa (suores noturnos e diurnos, dores de cabeça, tonturas, dor nas costas, articulares, musculares. E outros problemas de pele e cabelo, deixando essas mulheres vulneráveis e muitas vezes fora do mercado de trabalho. E ainda levar anos para desaparecer se não for diagnosticada de forma correta. Esses sintomas podem estar em desequilíbrio pelo mal funcionamento d sistema endócrino.

Estudos realizados com questionários mostram que mulheres que passaram pela histerectomia são mais vulneráveis a esses sintomas aflitivos e quase 70% acabam por sofrer de depressão. Enquanto que 30% que buscam terapias bioenergéticas e outras como Aromaterapia sentem se emocionalmente muito melhor.

ÓLEOS ESSENCIAIS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO SÃO:

Gerânio Rosa ( pelargonium asperum x roseum) – um óleo considerado da amorosidade, tem um aroma mais próximo do aroma de rosas, faz o coração relaxar e sorrir cicatrizando as feridas emocionais. É um óleo que traz cuidado e delicadeza para a alma. A mulher que está passando pelo tratamento do câncer de mama precisa trabalhar a auto-aceitação, elevar a baixo-autoestima, precisa reunir forças para juntar os fragmentos de alma, e resolver os conflitos internos. O processo de expandir e abrir o chacra do timo (glândula) desperta memórias até de vidas passadas, com o aroma do gerânio é possível fortalecer essas energias e transforma-las em alegria, revitalizar a essência de amor que ela tanto precisa nesse momento.

Rosa damascena – é um agente regulador do sistema neuroendócrino, um grande aliado da mulher em tratamentos com tantas disfunções. Atua no sistema neuroendócrino sendo um potente regulador de todo o sistema. As propriedades terapêuticas do óleo essencial de rosas é muito restaurador dos nervos, quando a sensibilidade está a toda prova, a mulher se sente muito frágil e esse óleo oferece de forma magnifica o aconchego que ela precisa.

Ele alivia a palpitação gerada pela ansiedade e medo, atua como um analgésico nas dores associadas a síndrome, especialmente quando vem por tensão e disfunção hormonal.

Refresca os calorões e funciona também como desentoxicante hepático, limpa o fígado de toxinas e purifica o sangue conferindo mais saúde para a mulher. Hidrata a pele seca e desvitalizada, tem propriedades antissépticas que melhoram a acne rosácea.

A Rosa abre espaço interno para que esta mulher se conheça, se acolha e se ame. Limpa sentimento de rejeição e abandono e abre possibilidades para que o lugar onde habita a compaixão e o amor dentro dela possa ser encontrado.

Ylang Ylang – outro óleo essencial que acalma os nervos e integra as emoções, traz um relaxamento profundo que faz com que a mulher tenha confiança, que deixe acontecer o tratamento e confia que a energia de cura vai acontecer.

Esse óleo essencial trata o medo da intimidade, é preciso descobrir onde houve uma rejeição, para voltar a ser amada, uma nova perspectiva de vida, principalmente depois do tratamento, a mulher se sente segura sem raiva, frustração ou frigidez sexual. Como ele produz um relaxamento muito grande facilita um sono profundo.

Leave a comment