No período de inverno é comum as pessoas sentirem um pouco de depressão, principalmente em uma cidade cinzenta como Curitiba, onde temos pouquíssimos dias de sol durante o ano, os óleos essenciais mais recomendados para esses dias gelados são os cítricos que trazem muita alegria, como laranja, bergamota, tangerina (poncã); mas também tem outros como gerânio, sálvia-esclaréia, alecrim, rosas, néroli (flores da laranjeira), ylang ylang (cananga odorata) …

Eles podem ser usados em difusores de ambiente e em massagens diluídos em óleos vegetais que aquecem e melhoram a circulação sanguínea para quem tem pés e mãos gelados. Óleos essenciais como lavanda e manjerona aquecem o coração, trazendo muito aconchego e um sono restaurador, a manjerona é uma Mãejerona nos fortalece as emoções trazendo conforto; e também é ótimo para o sistema digestivo e fígado irritado, alivia todo o sistema digestório e consequentemente nos livra de enxaquecas em final de festas.

Agora se quiser namorar um pouco então faça uma massagem após o banho com um óleo vegetal com algumas gotas de priprioca, ylang e rosas. Seu companheiro não vai resistir, e se ele estiver precisando de um estimulo maior faça uma massagem nele com um óleo vegetal de jojoba com pimenta negra e ylang, será a noite dos sonhos.

Mas a dificuldade maior da estação está em problemas respiratórios, evitar gripes e resfriados e questões alérgicas de renite, sinusites, está por conta de óleos essenciais como eucaliptos, hortelã, ravensara, cajeput e melaleucas, são muito eficientes para essas questões. Abrir a casa mesmo com frio é muito importante que haja circulação, caso tenha animais dentro de casa pode preparar 100 ml de álcool com 10 gotas de tea tree + 10 gotas de eucalipto e borrifar em sofás, almofadas e cortinas, cobertores para ajudar a espantar os ácaros.

Pode também preparar um mel aromático para colocar em um chá ou simplesmente usar no café da manhã para melhorar sua imunidade misturando em um pote de mel de 200 grs coloque 20 gotas de eucalipto, 20 gotas de limão, 5 gotas de copaíba, 5 gotas de hortelã e 5 gotas de melaleuca (Tea Tree). Misture bem e pode usar uma colher de sobremesa direto na boca e/ou usar em torradas e bolachas.

Em situações mais graves de artrites, artroses, friagem pode usar óleos vegetais aquecedores como gergelim, arnica ou andiroba com algumas gotas de óleos essenciais de canela, wintergreen, e lavanda spike. Melhoram muito essas questões de dor.

Em casos de processos inflamatórios de doenças do trato respiratório pode ser usado o óleo essencial de camomila romana ou azul diluído em óleo vegetal para massagens ou inalação com difusores.

Cuidado com óleos essenciais como alecrim, alecrim cânfora e cânfora (são contraindicados para hipertensos, grávidas, epilépticos e usuários de homeopatia). E cravo e canela são muito irritantes para a pele (usar em baixa concentração).

No inverno funciona muito bem um escalda-pés antes de deitar, e a dica fica por conta de algumas gotas de lavanda e eucalipto glóbulos.

Durante o período de inverno existe muito ressecamento da pele e casos de conjuntivite, para essas situações indicamos que os óleos essenciais sejam usados em difusores elétricos ionizadores e umidificadores de ambiente. No caso da conjuntivite especificamente não dá pra usar os óleos essenciais, mas melhorar a imunidade com óleo balsâmico de copaíba e as indicações que já foram feitas aqui como o mel aromático.

Peles muito ressecadas pedem cremes, manteigas e óleos vegetais como amêndoas, macadâmia, jojoba, abacate. Use para cada 30 ml de óleo vegetal 10 gotas de óleos essenciais como gerânio, camomila ou palmarosa. Mantenha sua pele bem hidratada para quando chegar o verão.

Gosto muito de trabalhar com os conhecimentos e indicações da Medicina Tradicional Chinesa, e nessa época de frio as pessoas podem sentir dores na lombar, nas articulações, ter desânimo e depressão por baixa energia nos rins, assim podemos estimular o meridiano do rins com óleos como gengibre, canela, pimenta negra ou rosa para aumentar o calor interno. Use 3 gotas de cada óleo essencial em 10 ml de óleo vegetal de coco, ou gergelim ou girassol (puro prensado a frio). E na Medicina Ayurvédica, o tipo físico Vata sofre mais com dificuldade na circulação do sangue, deverá além da massagem fazer ingestão de condimentos na alimentação como cardamomo, noz moscada, gengibre e pimentas variadas. Kapha geralmente precisam de movimento, são pessoas muito acomodadas e com sistema digestório lento, seria bom se usar muito gengibre como chá e como tempero nos alimentos. E o tipo Pitta enfrenta o inverno com muita disposição pois tem calor de sobra.

 

 

Leave a comment