A FLOR DE LOURO
Estamos comemorando três anos de loja, alcançamos a maioridade. Daqui para frente é só manter o foco na Aromaterapia e seguir adiante.
Em 05 de março de 2016 nasceu a Flor de Louro e 16 de março saiu seu registro de nascimento, CNPJ que era pra ser da Folha de Louro. Mas como acontece com muitos pais que registram seus filhos com o nome errado, dessa vez ficou certo.
A pequena flor do loureiro tem um perfume doce, forte, canforado que também encontramos nas folhas do loureiro (Laurus nobilis), uma arvore pequena que prefere solo temperado com poucas chuvas.
Coroa com folhas de louro são conhecidas pela história dos romanos e ainda na idade média coroava os sábios e os vencedores que recebiam seus louros (Bachareus – bacharelado). Uma planta cercada de mitos e mistérios foi muito usada na alimentação, suas folhas aparecem na culinária deixando os pratos mais saborosos. Mas também essas folhas tratavam diversos males da digestão, respiratórios e outros através de chás e defumações.
“O nome Laurus significa louvor, e refere-se a coroa de folhas que os romanos usavam para celebrar as vitórias. Também diziam os romanos que os protegia do Deus dos Raios e Trovões.”
No Brasil temos um óleo essencial da região de São Roque, interior de São Paulo, rico em cineol, enquanto as plantações da Turquia tem um óleo essencial rico em eugenol com um forte odor medicinal.
Na Aromaterapia é usado para estimular o sistema linfático, fortalecendo a imunidade. Age no sistema respiratório, sendo antisséptico. Alivia dores musculares e reumáticas. Na cosmetologia é usado em cremes e shampoos para combater a oleosidade. E na perfumaria é usado em composições masculinas com suas notas aromáticas, canforadas, apimentada, doce e herbal ao mesmo tempo.
COMO TUDO COMEÇOU…
2012 – Com a massoterapia junto da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), minha psicóloga me pediu para fazer o curso para eu perder o medo de tocar e ser tocada. Houve uma grande transformação na minha vida!!! eu me permitir sentir, deixei minha vida egoísta de lado e resolvi usar isso como um recomeço de vida. Eu podia movimentar meu corpo, aliviar a minha dor e a dor das pessoas que eu tocava através da massagem terapêutica.
Ao mesmo tempo procurava por aulas de Yoga, encontrei a Mayra da Casa May com um curso de óleos essenciais, pois nas aulas de yoga que tinha feito no Sesc o professor tinha uns vidrinhos de aromas incríveis, e não eram perfumes, eram óleos essenciais da Índia. Ali começou a grande virada. Então na sequência veio o curso de Terapias Integrativas – Faculdade Ibrate.
2013 – Um abismo!!! 50 anos de convivência me desligou da minha Mãe, ela seguiu seu caminho na Pátria Espiritual. Precisei juntar as forças para seguir meu rumo e provar a mim mesma que eu era capaz, afinal já tinha batalhado muito para me sentir viva.
Meu esposo, meu Anjo da Guarda, Deus me disponibilizou nessa vida esse homem, minha cara metade, meu lado forte, meu Porto Seguro. Ele que me ajuda a ver o lado comercial, controla o financeiro, para que o barco siga seu rumo. Enquanto eu faço o lado terapeuta, com o conhecimento técnico onde fechamos com chave de ouro essa parceria.
2016 – Depois das experiências em alguns lugares de atendimento terapêutico como no Portal Mirabilis. Resolvi abrir meu próprio espaço de terapias,foi bem procurado com locação que coubesse no bolso, lugar plano para idoso, cadeirantes, quem fosse que precisasse sem problemas de acesso, pessoas com carro ou ônibus, tudo na porta. O local estava bem deprimente, um prédio antigo de 30 anos, mas como trabalhei como designer de interiores muito tempo, a reforma não me assustou, deixei o local muito claro, aconchegante, com ares de Provença e perfumado com óleos essenciais. Perfeito!!! Agora é fazer clientela, a experiência com terapias estava tranquila, só faltava uma coisa, eu ser mais alegre e festiva. Minha seriedade e jeito introspectivo assustam um pouco aqueles que não me conhecem, pois sou verdadeira e às vezes um pouco dura com quem já está sofrendo, então dar-lhe trabalhar esse meu lado de bicho brabo, muitas terapias foram usadas. Acho que depois de um tempo as pessoas que me conhecem e aprendem atirar proveito disso, que apesar de ser brava sou boa demais e as pessoas confundem bondade com tontice, hehehe…
2017 – Um ano extremamente difícil, a conta ainda não fechava, muitos erros e acertos quando não se conhece os produtos mais vendidos nessa área, é necessário experimentar, buscar novidades, acompanhar os fornecedores em redes sociais, descobrir os produtos mais comercializados. Caímos na conversa de vendedores, compramos produtos que não são da área como roupas, enfim entre erros e acertos, a Flor estava sobrevivendo.
2018 – Um ano de grandes mudanças, agora já com conhecimento da área de vendas, precisando contratar um funcionário, novidades no mercado de Aromaterapia, uma viagem para França, um mergulho na terra das lavandas, trazendo mais conhecimento e experiências trocadas com trinta terapeutas do Brasil todo mais o trabalho do Sr. Malte Hozzel da Oshadhi. Voltei entusiasmada pra casa, senti que poderia dar um passo a mais.
2019 – Casa nova, fizemos uma mudança na passagem do ano, descobri que já não tenho mais a força e o respiro de uma jovem de 25 anos, sou uma mulher com quase sessenta. O cansaço pegou, mais os calores excessivos desse verão me deixaram quase sem folego. Mas a loja ficou linda, na medida do possível vamos aumentando o número de produtos. Os clientes antigos aprovaram, ficou mais fácil estacionar, e os vizinhos novos também estão chegando. Nosso novo endereço: Rua Doutor Lauro Wolff Valente,43 Portão Curitiba. Viva a Flor de Louro.

Leave a comment