A natureza volta a nos mostrar novas cores, aromas e sons. Proporcionando-nos a oportunidade de entrarmos em contato com o novo ciclo de forma harmoniosa, alegre, jovial, prontos para renascermos para a nova estação.

Os dias vão se tornando mais longos, claros e quentes, mesmo em Curitiba, que é uma cidade cinzenta. O inverno passou rápido, com poucas chuvas, e a maior parte das pessoas já estão com problemas respiratórios, vamos abrir as janelas para o sol entrar, e com a ajuda da Aromaterapia transformar seus dias mais alegres e livre de incômodos respiratórios.

O bom humor ajuda a fluir as energias positivas e a alegria reflete na nossa alma e corpo; passamos a expandir a vida, quando os pássaros, borboletas e pequenos insetos passam a visitar nossos jardins, sejam eles públicos ou pequenas sacadas dos apartamentos, sempre atraídos pelos néctares das plantas.

A primavera é a estação do novo, mas com ela, chega a polinização das plantas e este é um fator que pode representar problemas para aqueles que sofrem com alergias. O contato com o pólen pode ocorrer pelas vias respiratórias ou cutâneas. Pelas vias respiratórias pode causar reações no nariz, pulmões e olhos. Já nos níveis cutâneos, podem ocorrer urticárias.

Para pessoas que sofrem principalmente com o início da estação, é recomendável o uso dos óleos essenciais.

Algumas dicas:

No aromatizador ambiental, no período da manhã e fim de tarde, usar óleo essencial de laranja (citrus aurantium dulcis) e manjericão-cravo (ocimum gratissimum – qt eugenol), 5 a 8 gotas de acordo com o tamanho do seu aromatizador que vai água. Outras opções seriam o louro, o anis estrelado, ou lavandin.

Difusor pessoal para os alérgicos, coloque 1 ou 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (menta piperita) e eucalipto glóbulos. Os sintomas desaparecem em menos de uma hora de uso.

  • Afecções de garganta: faça gargarejo 50 ml de água com óleo essencial de copaíba destilada – 3 gotas.
  • Micoses: para o reino dos fungos nada melhor que óleo essencial de tea tree (melaleuca alternifólia), pode passar puro nas regiões infectadas como pés e mãos. Para a candidíase, fazer banho de assento com 3 litros de água – 10 gotas de tea tree mais 10 gotas de Patchouli (Pogostemon patchouli).
  • Brotoejas e irritações na pele do rosto/corpo: usar gel de áloe com óleo essencial de lavanda (lavandula angustifólia), para 30 ml – 6 gotas de óleo essencial. Outro produto maravilhoso é Água Biológica da marca Livealoe, é só passar direto sobre a pele.

Outra dica para evitar as crises alérgicas típicas da primavera: tirar ao sol mantas, edredons, tapetes, se possível enviar para lavanderia para guardar o próximo friozinho.

Leave a comment