Dicas de como usar óleos essenciais

As formas mais comuns de utilização dos óleos essenciais são: difusores de aroma, colares aromáticos, sprays ambientais, réchauds, banhos, compressas com água ou argila, escalda-pés, inalação, vaporização, como perfume natural ou diluído em óleos vegetais para massagens, hidratação do rosto e corpo. Podem também ser adicionados a xampus, cremes, argilas e loções. IMPORTANTE:  a aromaterapia é uma terapia complementar. Não substitui os cuidados médicos. Precauções: óleos essenciais são substâncias altamente concentradas. Alguns deles devem ser diluídos para utilização. Antes de usar um óleo essencial, teste-o pingando 2 gotas no antebraço e aguarde 12 horas, se houver reação dérmica, suspenda o uso. Consulte um aromaterapeuta para um melhor aproveitamento.

Massagem

Escolha o óleo vegetal  puro de pressão a frio (castanha do brasil, gergelim, jojoba, semente de uva, argan, andiroba)  de acordo com seu tipo de pele, e até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada.

Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, que é o suficiente para aplicação no corpo todo, adicionar até 15 gotas de óleo essencial.

Se preferir pingue os óleos essenciais diretamente no frasco da base vegetal ou loção (120 ml) adicionar até 60 gotas de óleo essencial.

 

Banho de Imersão (Banheiras)

Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência ou álcool de cereais:

1 colher (sopa) de óleo vegetal  ou leite , adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial. Pode-se misturar até 3 tipos de óleos essenciais, depois colocar na água.

 

Compressas

Pingar de 5 a 6 gotas de óleo essencial em1 litro de água quente ou fria dependendo do caso.

 

Inalações

Colocar de 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.

 

Aromatização Ambiental

Aromatizadores ou difusores elétricos, “Rechauds” cerâmico com vela ou Sprays ambientais. Pingue de 4 a 5 gotas do óleo essencial de sua preferencia.

 

Spray ambiental
(ou para passar roupa)

No Spray (use por exemplo um pulverizador de plantas) Para um ambiente de 40 m2 coloque em um frasco de 100 ml, 70 ml de água  e 30 ml de álcool de cereais (ou vodca),  pingue de 40 a 60 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total. E está pronto seu spray para o ambiente ou para as roupas.

 

Banho de Chuveiro

Uma maneira simples e eficiente é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho.

3 gotas em 1 colher de sopa de óleo vegetal e distribuir por todo o corpo através de auto massagem.

Enxague final do banho, em um recipiente pingar ate 5 gotas de óleo essencial que não irritam a pele, completar com água do chuveiro e jogar no corpo.

 

Escalda-Pés

Diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais e colocar na água da bacia.

Adicionar em 4 litros da água quente no inverno ou  água fresca no verão.

Leave a comment