DICAS DE AROMATERAPIA PARA BEBÊS E CRIANÇAS

Ao lidar com óleos essenciais em crianças, devemos nos lembrar de como elas são sensíveis em todos os aspectos. Os bebês, principalmente, possuem a pele muito sensível, o olfato e também o paladar. Aliás, bebês adoram cheiros. É como eles reconhecem o mundo em volta deles, sendo o primeiro cheiro a reconhecerem, o da mãe. Se forem bem administrados, os óleos essenciais vão se mostrar muito eficazes no trato com os bebês e crianças.

Ao nascer, estamos prontos para receber informações que darão continuidade à formação de nossa personalidade e caráter. Portanto, fazer uso dos óleos essenciais no recém-nascido, opondo-se aos aromas sintéticos dos quais a indústria cosmética infantil está repleta, fará grande diferença no comportamento da criança. Sabe-se que as essências concentradas da planta, isto é, sua força vital, foram criadas para interagir com os seres humanos não só no contexto curativo fisiológico, mas principalmente no contexto psicológico.

De acordo com o livro Aromatherapy for babies and children, de Shirley Price, são mencionados alguns óleos considerados seguros para crianças e bebês:

Bergamota*                                  Limão*
Cedro                                           Tangerina*
Camomila Romana                     Tea Tree

Cipreste                                       Laranja Doce*
Olíbano                                        Rosas
Gerânio                                       Alecrim
Gengibre                                     Sândalo
Lavanda                                      Ylang Ylang

*Óleos fotosensíveis. Não se expor ao sol após o uso.

Em bebês, a massagem é a forma mais utilizada em aromaterapia, porque envolve o toque e a comunicação entre a mãe e o bebê. As dicas que vamos partilhar a seguir podem ser usadas com segurança, porém, em caso de dúvida, procure sempre um especialista.

ATENÇÃO!

Mantenha sempre os óleos essenciais longe das crianças.

Sendo os óleos essenciais substâncias concentradas, não utilize puro na pele da criança, porém sempre diluído em óleo vegetal.

No caso de ingestão, dê um pouco de leite à criança, ou procure atendimento médico.

Óleos com alto teor de mentona devem ser evitados. Ex: espécies da hortelã.

Cólicas do bebê
Além de fazer os procedimentos de costume, como deitar o bebê de bruços, fazer exercício com as pernas contraindo a barriga, ou compressa de água morna, misture 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de amêndoa doce + 1 gota de Óleo Essencial lavanda + 1 gota de OE gerânio. Aplique na região do abdômen e nas costas, massageando.

Resfriado
Misture 2 colheres das de sopa de Óleo Vegetal de semente de uva + 2 gotas de OE tea tree + 1 gota de OE limão tahiti + 1 gota de OE alecrim. Massageie o pescoço e o peito do bebê. Faça isso 2 vezes ao dia. Para bebês e crianças.

Constipação
Misture 15 gotas de OE gengibre + 15 gotas de OE laranja doce em 60ml de Óleo Vegetal de germe de trigo. Massageie a região do abdômen e os pés.

Cessar o choro do bebê
Misture 5 gotas de gerânio + 5 gotas de OE lavanda + 5 gotas de OE ylang ylang em 60ml de Óleo Vegetal de amêndoa doce. Massageie o corpo do bebê. Outra opção é colocar 5 gotas de qualquer um dos seguintes óleos no aromatizador e cobrir com água: OE cipreste, OE gerânio, OE lavanda ou OE ylang ylang.

Digestão lenta
Dilua 20 gotas de OE laranja doce em 60ml de OV de semente de uva. Massageie os pés e a região do abdômen. Para bebês e crianças.

Dor de ouvido
Dilua 60ml de óleo de semente de uva + 20 gotas de OE lavanda + 10 gotas de OE tea tree. Coloque em um cotonete e aplique em volta do ouvido, na região externa e atrás da orelha.

Febre
Dilua 60ml de óleo de OV de amêndoa doce + 30 gotas de OE lavanda. Massageie o pescoço, costas, pés e atrás da orelha.

Gripe
Na banheira, dilua 3 gotas de OE limão tahiti + 2 gotas de OE tea tree. Misture bem na água.

Soluço
Acrescente 5 gotas de OE tangerina no aromatizador elétrico e cubra com água.

Icterícia
Dilua 10 gotas de OE gerânio + 5 gotas de OE tangerina + 5 gotas de OE alecrim em 60ml de OV de germe de trigo. Aplique na região.

Feridas, cortes e machucados
Em crianças acima de 4 anos, pingue 1 ou 2 gotas de OE tea tree no local da ferida. Para cortes e machucados, pingue 1 ou 2 gotas de OE cipreste na hora para estancar o sangramento. Para não deixar cicatrizes, pingue 1 gota de OE lavanda após a limpeza do ferimento.

Queimadura de sol
Para proporcionar alívio, coloque 12 gotas de OE lavanda na banheira com água fria. Misture bem.

Sono tranquilo
Acrescente 5 a 6 gotas de OE lavanda na banheira do bebê. Misture bem. Outra dica é pingar 3 gotas de OE laranja no aromatizador elétrico e cobrir com água.

Congestão nasal
60ml de OV de semente de uva + 20 gotas de OE eucalipto + 10 gotas de OE gengibre. Misture bem. Massageie costas e peito.

Piolho
Misture em 60ml de óleo de OV de semente de uva + 15 gotas de OE bergamota + 15 gotas de OE eucalipto + 15 gotas OE gerânio + 15 gotas de OE lavanda. Aplique com um algodão no couro cabeludo. Cubra a cabeça da criança com um lenço e deixe agir por pelo menos 2 horas. O ideal é que a criança durma com a mistura na cabeça e lave pela manhã. Repita após 48 horas.

Catapora
O tratamento com óleos essenciais ajuda a reduzir consideravelmente a duração, o desconforto e a severidade da catapora. Para crianças acima de 4 anos, misture 10 gotas de OE tea tree + 15 gotas de OE lavanda em 100ml de água destilada. Use também no banho os óleos essenciais tea tree, bergamota e eucalipto. Utilize spray com água com a mistura desses óleos. Para cada 100ml de água, 15 gotas de cada.

Brotoeja
Misture 30 gotas de OE lavanda em 100ml de água. Agite bem. Aplique nas brotoejas várias vezes ao dia. Deixe secar.

Impetigo
Cientistas têm comprovado o uso efetivo do tea tree para tratar impetigo, além de se mostrar ser um óleo preventivo para tal. Aplique 2 ou 3 gotas de OE tea tree nas áreas infectadas 3 vezes ao dia, em crianças maiores de 4 anos.

Tosse Contínua
Em crianças, massageie o peito e costas com 60ml de OV de amêndoa doce + 10 gotas de OE lavanda + 10 gotas de OE cipreste + 5 gotas de OE tea tree.

Hidratante para a pele do bebê
Utilize o óleo corporal de rosas ou óleo corporal de lavanda. Pode ser um pouco mais diluído. Para tal, dilua + 30ml de OV de semente de uva ao óleo perfumado de sua preferência.

FORMAS DE USO:

Orientações básicas de como usar o seu óleo essencial – Uso em crianças

Banho de banheira – até 2 gotas – para dissolver bem as gotas, misture-as a um pouco de leite antes de colocar na banheira.

Banho de chuveiro – 1 gota – na esponja, misturado com sabonete

Cerâmicas porosas – até 4 gotas – Puro. Use no quarto, guarda-roupa, etc

Compressas – até 2 gotas – em uma xícara com água morna ou fria

Difusor – 1gota/m2 – Use conforme as propriedades dos óleos

Móveis, chão de madeira e pisos – até 10 gotas/5 L de água – escolha óleos que atendam às necessidades da criança e passe na casa, móveis do quarto etc

Óleos de massagem (para o corpo) – 1 ou 2 gotas/30 ml de óleo vegetal 1 – agite bem antes de usar

Com tratamento: com orientação de profissional qualificado – podem auxiliar tratamentos para o corpo e para a mente.

Spray ambiental – até 5 gotas/60ml de água destilada – evite vaporizar nos móveis. Ótimo para roupas de cama e tecidos de algodão nos quartos.

Travesseiros – 1 gota – direto na fronha ou lençol. Não use nas áreas próxima dos olhos e nariz.

(por Giseli Fernandes, estudiosa sobre óleos essenciais, óleos vegetais e produtos naturais terapêuticos)

Fonte: Price, Shirley – AROMATHERAPY FOR BABIES AND CHILDREN;

Higley, Alan e Connie – REFERENCE GUIDE FOR ESSENTIAL OILS;

Davis, Patricia –AROMATHERAPY AN A.Z

Leave a comment