CARNAVAL FELIZ E SAUDÁVEL

Aromaterapia é um tipo de terapia que usa os aromas de óleos essenciais, extraídos de plantas sendo um recurso simples e barato.

A aromaterapia propõe um tratamento para a parte física, para o mental e emocional.

O carnaval é um período de muita festa, mas é preciso estar preparado para depois não sobrar memórias tristes e com prejuízos. Aproveite da melhor maneira se protegendo com os óleos essenciais.

Os óleos escolhidos para o Carnaval são energizantes, desintoxicantes e relaxantes, mas não serão utilizados todos ao mesmo tempo. Para cada ocasião existem sinergias e métodos diferentes de usa-los.

As substâncias químicas das plantas ajudam a tirar dores provocadas pelo cansaço até deixar a mente mais alerta. Após o aroma entrar em contato com a mucosa das fossas nasais, as impressões olfativas são elaboradas no bulbo olfatório (zona do cérebro) levando impulsos nervosos para o sistema límbico e no sistema nervoso central, onde ocorre o efeito terapêutico. Quando a mistura de óleos essenciais é passada no corpo, os compostos bioativos através dos óleos vegetais (carreadores) agem nos órgãos, depois que a química é absorvida pela pele e cai na corrente sanguínea.

Até para quem pretende se dar na paquera a aromaterapia pode ser útil: Perfumes com óleos essenciais afrodisíacos podem deixar com energia de sobra sem causar nenhuma dependência química. Muito pelo contrário, só vão te deixar protegido e com a imunidade ativa. Também vale incluir na alimentação aipo, orégano, coentro, gengibre, alho e brócolis, que auxiliam na recuperação do corpo. Não esqueça de usar camisinha e depois banhos intravaginais com óleos essenciais de orégano (tomilho) e gerânio (fungicidas naturais).

O Carnaval concentra muitas pessoas em um mesmo ambiente, havendo intensas trocas de energia durante todo o tempo. Por isso sempre é bom acrescentar um pouco de sal grosso nos banhos de imersão, pois ele ajuda a eliminar toxinas, a afastar o cansaço e as energias negativas quando volta para casa.

É SÓ SEGUIR AS RECEITAS ABAIXO E ACRESCENTAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Para banhos de imersão, encha a banheira com água morna (34ºC a 38ºC) e somente depois acrescente os óleos essenciais diluídos em sabão neutro e natural fazendo uma espuma na palma da mão ou num bow esparramando na água. O ideal para esses banhos (de ofurô, banheiras). São usados na média 15 gotas de óleos essenciais.

Para banhos de chuveiro utilizar os óleos essenciais em uma toalha. Ao se enxugar com ela sentirá que as moléculas entraram pelas vias olfativas trazendo conforto, relaxamento, e se precisar ativar o corpo pode usar essa mesma tolha para fazer fricções ativando a circulação e o sistema linfático, principalmente nos braços, pernas e costas. De 3 a 5 gotas é o suficiente. Não usar cítricos, nem hortelã porque ardem na pele e podem queimar se tomar sol.

Banhos energizantes: para dar pique para quem vai ao clube ou aos carnavais de rua:

SUGESTÃO 01:

10 ml de óleo vegetal puro de jojoba

4 gts mandarina

3 gts alecrim

2 gts hortelã-pimenta

SUGESTÃO 02:

10 ml de óleo vegetal puro de jojoba

5 gts cardamomo

3 gts bergamota (não tomar sol)

2 gts pimenta negra

SUGESTÃO03:

10 ml de óleo vegetal puro de jojoba

4 gts grapefruit (não tomar sol)

4 gts de gengibre

2 gts ylang-ylang

SUGESTÃO 04:

10 ml de óleo vegetal puro de jojoba

5 gts alecrim

3 gts manjericão

2 gts gerânio

Difusores de ambiente: para reunir a família e os amigos em casa:

SUGESTÃO 01: 200 ml de agua:

4 gts hortelã-pimenta

4 gts alecrim

4 gts tangerina


SUGESTÃO 02: OBS: não usar no ambiente com crianças pequenas, nem animais domésticos, pode causar taquicardias e alergias.

200 ml de água

5 gts canela

5 gts gengibre

2 gts cravo

SUGESTÃO 03: 200 ml de água

6 gts café torrado

4 gts cardamomo

2 gts hortelã-pimenta


FESTA EM GRANDE ESTILO

Perfume afrodisíaco: uma experiência mágica! Prepare seu perfume uns dias antes para ele ganhar consistência. Use algumas gotinhas desse perfume nos pulsos, na nuca e atrás das orelhas.

10 ml de óleo vegetal de jojoba ou amêndoas

5 gts patchouli

5 gts jasmim

2 gts de lavanda

2 gts mandarina

3 gts ylang-ylang

Perfume da alegria reenergizante:

10 ml de óleo vegetal de jojoba ou amêndoas

5 gts Alecrim

2 gts Grapefruit

2 gts Laranja doce

2 gts Noz moscada

1 gt Canela

PÓS-FESTA: Banho pós-festa, escalda-pés, óleo de massagem, difusor de ambientes. Agora é hora do descanso e relaxamento para voltar ao trabalho, escolha a forma mais fácil de usar no seu caso.

Banho relaxante:

4 gts manjerona

4 gts lavanda

2 gts palmarosa


Banho desintoxicante:

3 gts cipreste

2 gts gerânio

2 gts manjericão

Banho para dores musculares:

10 ml Gel de babosa (aloe vera)

4 gts sálvia esclaréia

4 gts manjerona

2 gts alecrim

Para dores nas pernas e má circulação:

10 ml Gel de babosa (aloe vera)

1 gt lavanda

1 gt hortelã-pimenta

1 gt cipreste

Óleo de massagem: pode-se usar como complemento após o banho ou escalda-pés, para ajudar a aliviar o cansaço…

30 ml óleo vegetal de germe de trigo

8 gts lavandim

4 gts verbena

3 gts capim cidreira

Difusor de ambientes: para preparar o quarto para um sono reparador, coloque no difusor elétrico os óleos abaixo e complete o recipiente com um pouco de água:

Relaxante 1:

7 gts lavanda

3 gts eucalipto cidreira ou radiata

Relaxante 2:

5 gts lavanda

5 gts laranja doce

PARA O DIA SEGUINTE: quem abusou durante a festa pode amenizar os “efeitos colaterais” com alguns óleos essenciais. Compressa com:

1 tigela com 500ml de água fria (17 a 21°c)

1 colher (sopa) mel (ou álcool de cereais)

10 gts lavandin (cânforado)

Após diluir o óleo essencial no álcool ou mel acrescentar na tigela com água.

Utilize gaze ou um pano como compressa, que deve ser levemente torcido após emergir da água fria.

Ingerir uma garrafa de 500 ml com 5 gotas de óleo essencial de limão e 5 gotas de óleo essencial de manjericão doce. Obs: verifique se os óleos essenciais tem procedência  de pureza, olhe no rótulo se tem certificação de órgãos competentes como IBD ou ECOCERT.

Leave a comment