fbpx

Auriculoterapia é uma técnica da acupuntura, que usa o pavilhão auricular para efetuar o tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.

Pesquisas mostram que na antiguidade já usavam pontos auriculares para tratamento de saúde, como no Egito (2500 A.C) e na obra clássica “Hung Ti Nei Ching”, escrita há mais de 5 mil anos, referindo-se ao pavilhão auricular como um órgão isolado, que mantém relações com os demais órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.

Só no terceiro século da nossa era, é que se começou a mencionar as relações entre os meridianos da acupuntura e a orelha, considerada como centro de reunião dos meridianos, onde era mais intensa essa relação de energia. A localização e nomenclatura dos pontos foram introduzidos gradativamente, à medida que eram intensificados os estudos e observações da relação aurícula-órgãos, aurícula-funções orgânicas e aurícula-posições anatômicas do corpo. Nos últimos 80 anos a Auriculoterapia vendo sendo aplicada com êxito no tratamento de algias e em procedimento de analgesia profunda (anestesia).

Auriculoterapia tem relação com a Reflexologia, seguido, entretanto, o mesmo sistema de diagnóstico das terapias convencionais, ou seja, anamnese, exames clínicos, exames laboratoriais, raios-x, etc. Quando se associa a técnica de terapia auricular com a acupuntura sistêmica, obtêm-se a dinamização do processo de equilíbrio e a cura. O uso da Auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento. Não apresenta efeitos colaterais, desde que o diagnóstico seja correto e os programas de tratamento sejam bem dimensionados.

auriculo

Tem interesse? Preencha o formulário

Conheça nossa loja e saiba mais sobre os benefícios da auricoloterapia

Enviar mensagem
Dúvidas?